VÍDEO: Suspeito de 'interrogar, planejar e decidir' morte de adolescente em escola de Teresina é preso
25/08/2025
(Foto: Reprodução) Polícia prende suspeito de envolvimento na morte de adolescente em escola no Piauí
Ítalo de Souza Brito, conhecido como "Balinha", de 18 anos, foi preso nesta segunda-feira (25), suspeito de participar da morte do adolescente Alex Mariano Nascimento Moura, de 16 anos. O crime aconteceu em uma escola na Zona Sul de Teresina.
"Os suspeitos estavam dentro da escola, o único que saiu da escola foi o atirador, que foi pegar a arma. O preso hoje foi um dos que interrogou a vitima, planejou e decidiu pela sua morte", explicou o delegado Danúbio Dias, responsável pelo caso.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O jovem foi o 5º suspeito do crime preso. Entre os dias 14 e 15 de agosto, dois adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos por envolvimento no assassinato. O adolescente de 17 anos apontado como autor dos disparos continua sendo procurado pela polícia.
Conforme o delegado Danúbio, a diretora da escola foi ameaçada três dias após o crime pelo jovem preso. "Dizendo que, se fosse preso, iria cobrar dela, pois, para ele, um dia sairia da prisão", disse o delegado sobre a mensagem de texto que a gestora recebeu do suspeito.
Um vídeo (assista acima) mostra o momento em que "Balinha" chega ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Questionado pela imprensa, ele afirma que conhecia a vítima, mas nega envolvimento no crime.
Suspeitos fizeram 'tribunal do crime'
Durante depoimento à polícia, um dos adolescentes apreendidos, conhecido como "Neguinho", afirmou que os suspeitos acreditavam que Alex fazia parte de uma facção criminosa. A suspeita surgiu após o jovem publicar uma foto no Instagram em que aparece segurando uma arma.
"No vídeo do circuito de segurança interno do colégio mostra todo o planejamento e execução do crime das 10h09 às 11h22, quando a vítima foi morta. Mostra a vítima entregando o celular pra um deles, a vítima abrindo o celular e em seguida eles olham o celular da vítima, compartilham entre eles o celular, depois levam a vítima pra trás do colégio, interrogam a vítima por cerca de 2, 3 minutos", afirmou Danúbio.
O delegado disse que isso é conhecido como Tribunal do Crime. Segundo a Polícia Civil, o adolescente mostrou a foto de Alex a três suspeitos de envolvimento com uma facção, entre eles "Balinha" e outro identificado como "Maguim".
A investigação aponta que "Maguim" teria pegado o celular, pulado o muro da escola e ameaçado voltar para matar Alex. Pouco depois, "Neguinho" chamou o adolescente com a desculpa de devolver o aparelho. Alex foi morto nos fundos da escola por "Maguim", que fugiu logo após o crime.
O atirador pula o muro pra pegar a arma, 19 minutos depois ele retorna pela lateral do colégio aí nesse momento esse indivíduo que foi preso e mais dois vão até a sala, pegam a vítima e escoltam a vítima até o local onde foi executada", detalhou o delegado Danúbio.
Alex era jogador da equipe sub-16 do River Atlético Clube. O clube lamentou a morte precoce do atleta. Confira:
É com profunda tristeza e consternação que recebemos a notícia do falecimento do jovem Mariano, atleta da equipe sub-16 do River Atlético Clube, brutalmente assassinado na manhã desta quinta-feira.
Mariano era um jovem cheio de sonhos, dedicação, alegria e espírito de equipe. Sua partida precoce e violenta deixa uma ferida irreparável em todos que o conheceram e admiravam.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos, companheiros de clube e toda a comunidade esportiva. Que encontrem conforto na memória de Mariano e na certeza de que sua luz jamais será apagada. Que a justiça seja feita.
Suspeito de envolvimento na morte de adolescente em escola de Teresina é preso
Kelvyn Coutinho/Rede Clube
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube