Padre é indiciado por estupro de jovem de 27 anos e afastado das funções no Sul do Piauí
24/08/2025
(Foto: Reprodução) Violência sexual em 2024: no Piauí, 80% das vítimas de estupro são crianças e adolescentes
O padre José Washington Barros Mesquita foi indiciado por estupro contra uma jovem de 27 anos em Brejo do Piauí, cidade a 424 km ao Sul de Teresina. O crime ocorreu em julho. O afastamento do religioso das funções na Igreja foi anunciado em agosto.
A Diocese de São Raimundo Nonato, responsável pela paróquia de Brejo do Piauí, informou ao g1 que afastou o padre após tomar conhecimento de “um suposto delito contra o sexto mandamento” (veja a íntegra do comunicado). O g1 tentou contato com o padre, mas não conseguiu localizá-lo.
📖 Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o sexto mandamento é “não cometerás adultério”. No entanto, a interpretação inclui outras condutas sexuais consideradas pecado, como estupro e abuso.
A delegada Amária Sousa, da Delegacia de Atendimento à Mulher e Grupos Vulneráveis (DEAMGV) de Canto do Buriti, informou ao g1 que pediu a prisão preventiva do padre, mas o Judiciário negou. Foram aplicadas medidas como o afastamento da vítima.
“No dia 29 de julho a vítima chegou à delegacia acompanhada dos pais e de policiais da cidade de Brejo do Piauí, informando que havia sido estuprada pelo padre”, contou a delegada.
LEIA TAMBÉM: Pai é preso suspeito de estuprar filha; irmão da vítima encontrou vídeos dos abusos
“Foi instaurado o inquérito policial e, após a conclusão, o caso foi enviado ao Judiciário, no qual aguarda análise. Não posso dar mais detalhes por conta do segredo de Justiça”, completou.
O Ministério Público vai decidir se apresenta denúncia, arquiva o caso ou pede novas diligências. Se a denúncia for aceita, o padre vira réu em ação penal.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Nota da Diocese de São Raimundo Nonato
No dia 29 de julho de 2025, a Diocese de São Raimundo Nonato foi surpreendida com a informação referente a um suposto delito contra o sexto mandamento cometido pelo Reverendíssimo Padre José Washington Barros Mesquita, presbítero desta Diocese.
Dessa forma, a Igreja Particular de São Raimundo Nonato está tomando todas as providências devidas a essa situação. Por sua vez, Dom Ronilton Souza de Araujo, SCJ, Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato, determinou o pronto afastamento do referido sacerdote de todas as suas atividades eclesiásticas.
Por fim, a Diocese de São Raimundo Nonato reafirma o seu compromisso e zelo para com o povo de Deus e, neste momento delicado, convida a comunidade eclesial desta Diocese a se unir em oração.
Que Deus nos conduza no caminho da Verdade.
Jovem vítima de estupro
Banco de imagens
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube