Moradores reclamam de cratera aberta, casas rachadas e poeira durante obra em canal de esgoto
27/10/2025
(Foto: Reprodução) Moradores reclamam de cratera aberta, casas rachadas e poeira durante obra
Um buraco aberto para uma obra de recuperação de um canal de esgoto tem causado prejuízo e medo aos moradores do bairro Manoel Evangelista, na Zona Sudeste de Teresina. Segundo a horticultora Rita Machado, a intervenção já provocou rachaduras, doenças e muita poeira na vizinhança.
"Não tem saneamento, o esgoto é a céu aberto, alvo de lixo da população. Tem um casal de vizinhos que a casa deles só tá a dois metros de cair no buraco. É muita poeira dentro e fora das casas também", afirmou a moradora Rita.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em nota, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste reconheceu que a obra pode causar transtornos, como poeira e movimentação de máquinas, durante a execução dos serviços (veja a nota completa no fim da reportagem).
A moradora Elaine Santana disse que o maior temor é o risco de desmoronamento. Segundo ela, a SDU Sudeste retirou toda a vegetação ao redor do buraco, o que pode comprometer a estabilidade do terreno.
"A gente está preocupada com o inverno também, já está começando o período chuvoso. Vai que vem uma chuva forte, carrega o que tem pela frente pra dentro desse buraco. A casa do meu vizinho já está bem perto dessa cratera", explicou Elaine.
Elaine também relatou problemas com a poeira dentro de casa. Segundo ela, uma rachadura surgiu no muro da frente, que fica ao lado do buraco aberto pela obra.
Moradores reclamam de cratera aberta, casas rachadas e poeira durante obra em canal de esgoto
Montagem g1
Nota da SDU Sudeste
A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sudeste deu início aos trabalhos de recuperação do canal do Loteamento Sales, na zona Sudeste de Teresina. A ação é realizada em parceria com o Projeto IDE 11 Horas, unindo esforços em prol da sustentabilidade e do bem-estar da comunidade local.
As equipes estão realizando a limpeza completa do canal, que precisa permanecer aberto para garantir o escoamento adequado da água e evitar alagamentos. Em seguida, será executado o serviço de contenção de encosta com pneus — uma técnica sustentável que reutiliza materiais e assegura maior estabilidade ao terreno.
A obra contempla ainda a recuperação do calçamento em paralelepípedo, o plantio de mudas e a instalação de artes com pneus, contribuindo para a revitalização e o embelezamento do espaço.
A SDU Sudeste pede desculpas, mas esclarece que é inevitável a ocorrência de transtornos, como a poeira e a movimentação de máquinas, durante a execução dos serviços. No entanto, reforça que todo o trabalho trará benefícios significativos à população, garantindo mais segurança, funcionalidade e qualidade de vida aos moradores da região.
Sobre a rachadura relatada por moradores, equipes técnicas da SDU Sudeste irão ao local para realizar vistoria e avaliar as causas do problema.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube