Líderes comunitários são empossados como diretores de conselho de segurança em Teresina: ‘necessário para integrar a população e polícia’, diz coronel
26/08/2025
(Foto: Reprodução) Líderes comunitários são empossados como conselheiros de segurança em Teresina
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí empossou, nesta terça-feira (26), nove líderes comunitários que vão representar os moradores em ações de segurança. Eles assumem como diretores executivos dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública (Consets), como forma de aproximar a população das atividades policiais.
Cada diretor irá atuar em uma Área Integrada de Segurança Pública (AISP), com objetivo de planejar e acompanhar projetos na área da segurança, sugerir medidas preventivas nas comunidades que representam e facilitar o contato entre a população e a polícia.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Atualmente, os Consets atendem 127 bairros de Teresina, incluindo vilas e áreas rurais. Os diretores foram eleitos em junho de 2025 e terão apoio de um vice-presidente, tesoureiro e secretário.
O coronel Renato Alves, diretor de Polícia Comunitária, afirmou que o envolvimento da população é essencial para fortalecer o trabalho da polícia e já trouxe resultados positivos.
“A segurança pública está mais fortalecida pois incluímos também a participação da comunidade. Esses conselhos tem essa finalidade de trabalhar em conjunto com a, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica. Então tudo aquilo que tem a participação da comunidade, a aceitação é maior”, iniciou o coronel.
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, informou que os líderes comunitários vão se reunir com autoridades policiais todos os meses para apresentar demandas e projetos das comunidades.
“Agora nós iremos ter o controle social das ações policiais. Cada área foi integrada por um conselho, que irá se reunir mensalmente com o comandante do batalhão e o delegado da área. Eles serão obrigados a ouvir as pautas e demandas da sociedade. É um modelo necessário para que a gente possa escutar as reivindicações da população”, explicou o secretário.
“É um compromisso que estamos assumindo com a população da nossa região. Agora o plano é visitar cada comunidade da nossa área, descobrir os problemas e apresentar isso para a secretaria de segurança, para procurarmos juntos uma solução para o que for possível” disse Luís Cabral, novo conselheiro da AISP Leste 2.
Segundo o secretário Chico Lucas, eleições para a composição dos Consets devem ser feitas em outras 22 cidades, ainda neste ano.
Líderes comunitários empossados
Foto: Sthefany Prado / g1 Piauí
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube