Inspiração em Manoel Carlos? Helena é um dos nomes mais registrados no Piauí há oito anos
12/01/2026
(Foto: Reprodução) As Helenas de Manoel Carlos
A morte do autor Manoel Carlos, aos 92 anos, no sábado (10), trouxe à tona o impacto de suas novelas na cultura brasileira. No Piauí, o nome Helena está entre os mais registrados há oito anos, presença que pode estar ligada às protagonistas marcantes criadas pelo escritor ao longo da carreira.
Conhecido como Maneco, Manoel Carlos foi um dos maiores autores da televisão brasileira. Uma de suas principais assinaturas foram as personagens chamadas Helena, protagonistas de nove novelas ao longo da carreira, interpretadas por atrizes como Lilian Lemmertz, Regina Duarte e Taís Araújo.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
As Helenas criadas por Manoel Carlos são, em geral, mulheres determinadas, com forte ligação com os filhos e capazes de enfrentar grandes desafios. Ao longo dos anos, essas personagens passaram a ser associadas a figuras femininas complexas, elegantes e marcantes, o que reforçou a presença do nome Helena no imaginário popular.
Essa identificação pode ter influenciado a escolha de muitos pais. No Piauí, Helena aparece de forma constante entre os nomes femininos mais registrados desde 2018. Naquele ano, o nome ocupava a 6ª posição no ranking estadual.
Em 2019 e 2020, ficou em 7º lugar. Em 2021, subiu para a 5ª posição. Em 2022, alcançou o 2º lugar. Em 2023, foi o nome feminino mais registrado no estado. Já em 2024 e 2025, manteve-se como o segundo mais escolhido.
Segundo Devanir Garcia, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), a influência das novelas nas escolhas pessoais é histórica.
“As novelas sempre tiveram um papel central na formação cultural do Brasil. Elas fazem parte do cotidiano das famílias, refletem valores, comportamentos e também influenciam escolhas muito pessoais, como o nome dos filhos", disse.
"Personagens marcantes, como as ‘Helenas’ criadas por Manoel Carlos, atravessam gerações e permanecem no imaginário coletivo, o que se reflete diretamente nos registros feitos nos Cartórios de Registro Civil”, completou.
Em nível nacional, Helena também lidera as escolhas. Em 2025, foi o nome feminino mais registrado no Brasil pelo segundo ano consecutivo, com 28.271 registros, repetindo a liderança alcançada em 2024. É a primeira vez desde 2016 que um nome feminino permanece no topo do ranking nacional por dois anos seguidos.
Inspiração em Manoel Carlos? Helena é um dos nomes mais registrados no Piauí há oito anos
À esquerda arquivo g1/ à direita João Miguel Júnior/Globo
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube