Guarda civil que matou ex-esposa e vereador mantinha sete armas e centenas de munições, diz polícia
28/08/2025
(Foto: Reprodução) Arsenal pertencente a guarda que matou ex e vereador são apreendidos pela Polícia
Três pistolas, uma carabina, máquina de recarga de munição e centenas de munições foram apreendidas em Parnaíba. O material, segundo a PM, pertence ao guarda municipal Fernando de Oliveira Castro, preso pelo assassinato da ex-mulher, a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Parnaíba, Penélope Brito, e do vereador Thiciano Ribeiro (PL) no Centro de Teresina.
O arsenal foi encontrado na casa de um tio de Penélope Brito. O tenente-coronel Alves, comandante do Bepi, afirmou ao g1 que o proprietário do imóvel cedeu um quarto para Fernando guardar objetos, mas não sabia que havia armas no local.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em Teresina, a polícia também apreendeu a arma funcional de Fernando, além de uma pistola e um rifle. O material estava na casa de familiares do guarda municipal, onde ele foi preso horas depois do crime.
Segundo a PM foram apreendidos: a arma funcional, quatro pistolas, sendo elas calibre .380, .22 e calibre 9mm, um rifle, uma carabina de pressão, além de carregadores, coldres, alongadores, kits de limpeza, maletas, diversos acessórios de armamento, uma máquina de recarga de munições e 1.519 munições.
Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento em que Fernando atira várias vezes contra o casal o casal no Centro de Teresina . O crime aconteceu na manhã da quarta-feira (27), na Rua Doutor Area Leão, perto da Rua Paissandu. Um taxista que estava no local foi ferido no rosto por estilhaços, mas está fora de perigo.
Leia também:
'Pensei que tinha levado um tiro', diz taxista ferido por estilhaços
O que se sabe sobre caso de vereador e comandante da GCM mortos por guarda municipal
Quem eram as vítimas?
Vereador e ex-comandante da Guarda Civil de Parnaíba são mortos a tiros no Centro de Teresina
Reprodução
Thiciano Ribeiro da Cruz, de 41 anos, era o primeiro suplente do Partido Liberal (PL) na cidade de Parnaíba e assumiu o cargo de vereador no dia 12 de maio. Ele era advogado e foi secretário de transportes do município antes de assumir a função na Câmara.
Penélope Miranda de Brito era comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba e recentemente atuou como secretária interina da Secretaria de Transporte, Trânsito e da Articulação com as Forças de Segurança. Ela deixa um filho de 5 anos, fruto da relação com o ex-marido.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube