Fim da greve no sistema de ônibus de Teresina: trabalhadores e empresários entram em acordo após três dias
14/05/2025
(Foto: Reprodução) Convenção Coletiva de Trabalho foi assinada na tarde desta quarta-feira (14), durante reunião no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI). UFPI e Uespi adotam aulas remotas durante greve do transporte coletivo em Teresina
Gil Oliveira
Empresários e trabalhadores do sistema de ônibus de Teresina assinaram uma Convenção Coletiva de Trabalho, na tarde desta quarta-feira (14), durante reunião no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI). Com o acordo, chega ao fim a greve no transporte público da capital, após três dias.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro). A categoria iniciou uma greve por tempo indeterminado, na manhã da última segunda-feira (12), e reivindicava reajuste salarial e melhorias de benefícios como vale-alimentação e plano de saúde.
O acordo assinado prevê reajuste salarial de 6%, além de benefícios como ticket alimentação no valor de R$ 650 e auxílio-saúde de R$ 125.
Conforme o Sintetro, os ônibus devem voltar a circular normalmente a partir de quinta-feira (15). Cerca de 90% da frota chegou a ficar parada nas garagens da capital.
"Não era o que a gente pleiteava, mas foi o que deu para não acontecer um dissídio. A categoria aprovou [a proposta] por unanimidade, queríamos algo a mais porque passamos três anos sem reajuste, mas vamos recuperando aos poucos, de acordo com a nossa necessidade, respeitando a Justiça", afirmou o presidente do Sintetro, Antônio Cardoso.
O superintendente de Transportes e Trânsito de Teresina, Carlos Daniel, declarou que o acordo foi a melhor decisão que poderia ser tomada e destacou o bom senso das partes em negociar.
"A maior importância [do acordo] é voltar o transporte para a população. O grande esforço feito hoje, nós temos que agradecer à doutora Liana [Ferraz, desembargadora do TRT], ao doutor José Wellington, e à compreensão tanto dos patrões como dos empregados do transporte público, que tiveram bom senso e procuraram resolver essa pendência. A partir de amanhã, deve rodar normalmente a frota que está prevista, que são 281 veículos", disse o gestor da Strans.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube