'Dor corrói tudo nesse momento', diz guarda em velório de comandante da GCM morta a tiros
27/08/2025
(Foto: Reprodução) Comoção e tristeza: parnaibanos velam o corpo da guarda civil Penélope Brito
"A Guarda Civil perdeu sua comandante e eu perdi uma grande amiga. A dor corrói tudo nesse momento", disse o guarda municipal Soares, colega de trabalho da comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Brito, morta a tiros em Teresina na quarta-feira (27).
Penélope foi assassinada ao lado do vereador de Parnaíba Thiciano Ribeiro (PL) em frente ao Hospital Prontomed, no Centro da capital. O ex-marido dela e guarda municipal Fernando Castro foi preso suspeito do crime.
LEIA TAMBÉM: Polícia apreende arsenal de guarda preso por morte da ex e de vereador; 4 armas, carregador e munições
Os corpos da comandante e do vereador são velados em Parnaíba desde a madrugada desta quinta-feira (28). O velório dela acontece na funerária Pax União, enquanto o dele ocorre na funerária Funeral Prev. Ambas ficam na Avenida Álvaro Mendes, no Centro da cidade.
Segundo a família de Thiciano, ele será enterrado no Cemitério da Igualdade às 16h desta quinta. O sepultamento de Penélope está marcado para o mesmo horário no Cemitério Santa Ana.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
'Bondade no coração', diz colega de comandante
Presente no velório da comandante Penélope, o guarda Soares destacou a "bondade no coração" da colega. "Ela sempre buscava resolver tudo para todos. É uma marca que vai ficar para todos que trabalharam com ela", falou emocionado.
Na funerária Funeral Prev, onde o vereador Thiciano é velado, o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Daniel Jackson (Republicanos), destacou o legado do parlamentar na casa legislativa.
"Ele assumiu [o cargo] há quatro meses e, nesse curto período, buscou atender aos anseios da população aprovando projetos sobre o concurso da GCM e os flanelinhas da cidade. Vamos prestar justas homenagens a ele", declarou o presidente.
Funeral do vereador Thiciano Ribeiro é marcado por comoção em Parnaíba
Casal foi morto a tiros
O vereador Thiciano Ribeiro e a comandante Penélope Brito foram assassinados a tiros na manhã de quarta, no Centro de Teresina. Um vídeo de câmera de segurança mostra as vítimas sendo baleadas.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou que o guarda municipal Fernando Castro cometeu o crime por não aceitar o fim do relacionamento com a ex-mulher, que mantinha um novo relacionamento com Thiciano.
MAIS SOBRE O CASO
'Pensei que tinha levado um tiro', diz taxista ferido por estilhaços durante duplo homicídio
Quem eram o vereador e a comandante da GCM mortos por guarda municipal
Guarda municipal e ex estavam separados há pelo menos cinco meses, diz polícia
'Dor corrói tudo nesse momento', diz guarda em velório de comandante da GCM morta a tiros
TV Clube/Redes Sociais
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube