Coleta de lixo é retomada após paralisação em Teresina; sindicato e empresa entram em acordo
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Trabalhadores da coleta de lixo param por 48 h e alegam atraso no vale-alimentação
Os trabalhadores da limpeza pública retornaram o serviço após uma paralisão das atividades na manhã desta segunda-feira (15) nas zonas Sul e Sudeste de Teresina. Segundo o sindicato da categoria, a empresa responsável pelo serviço nas regiões, Ibero Lusitana, atrasou o pagamento das horas extras e do vale-alimentação de novembro.
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A coleta de lixo, capina e varrição foi interrompida nas duas zonas às 5h30 e retornou por volta das 9h desta segunda. A previsão era de que paralisação durasse 48 horas caso não houvesse acordo. Garis e motoristas se reuniram em frente à sede da empresa, no bairro Lourival Parente, Zona Sul da capital. O g1 tenta contato com a Ibero Lusitana.
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O presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), Jônatas Miranda, afirmou que o vale-alimentação é "essencial à subsistência e dignidade dos trabalhadores".
Jônatas também relatou ao g1 que, caso os trabalhadores não recebam seus pagamentos até a meia noite de terça-feira (16), a paralisação pode ser retomada na quarta (17).
"O sindicato apela à diretoria da empresa para que promova a regularização imediata deste pagamento. Caso contrário, seremos obrigados a manter a decisão de paralisação das atividades, medida que, inegavelmente, acarretará prejuízos significativos", disse o presidente.
De acordo com o presidente, a categoria notificou a Ibero Lusitana em outubro devido ao mesmo problema de atraso nos pagamentos. A empresa pediu um prazo para regularizá-los, que foi aceito pelo sindicato.
Em nota, a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) informou que "não há qualquer débito" da Prefeitura de Teresina com a Ibero Lusitana. A gestão acusa a empresa de não repassar tíquetes e horas extras aos trabalhadores da limpeza.
A pasta disse ainda que vai adotar providências administrativas e legais contra a empresa para assegurar o cumprimento do contrato e garantir os direitos dos trabalhadores.
Atualmente, a limpeza pública da capital é feita de forma emergencial por seis empresas: duas cuidam da coleta de lixo, duas gerenciam os aterros sanitários privados, uma é responsável pelo aterro público e a outra trata o chorume produzido por esse aterro.
Confira a nota da Eturb:
A ETURB – Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano informa que não há qualquer débito da Prefeitura Municipal de Teresina com a empresa responsável pela coleta domiciliar das zonas Sul e Sudeste da capital, a Ibero Lusitana.
Esclarece ainda que tomou conhecimento da paralisação anunciada para esta segunda-feira apenas por meio de nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública. Ressalta-se que a paralisação não decorre de inadimplência do Município, mas do fato de que a empresa não vem repassando aos trabalhadores os tíquetes e as horas extras referentes aos serviços realizados.
Diante da situação, a ETURB informa que adotará todas as providências administrativas e legais cabíveis contra a empresa Ibero Lusitana, visando assegurar o cumprimento do contrato e a garantia dos direitos dos trabalhadores.
Coleta de lixo é paralisada nas zonas Sul e Sudeste de Teresina
Jônatas Miranda/Seeacep
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